Educação Parental

O que é educação parental? Afinal de contas pais precisam aprender a ser pais?’

Com certeza você já escutou alguém falando ‘Bem que filho podia vir com manual’!

Pois agora vem com manual, com cursos, podcasts, lives, enfim, mais do que nunca existe um movimento crescente de conteúdos para ajudarem os pais no desafio de se educar filhos no século XXI.

E essas pessoas, os profissionais que se dedicam a orientar, mentorar, inspirar e ensinar os pais, são os educadores parentais.

Existem hoje cursos para formar esses profissionais especializados em educação parental, ou seja, profissionais preparados para educar pais.

Mas precisa educar pais?

Precisa! Porque para educarmos filhos precisamos antes de qualquer coisa, nos educarmos.

Nós pais precisamos nos aprimorar diariamente para que possamos ser exemplos pros nossos filhos. Não perfeitos. Aliás, nunca perfeitos. Precisamos e vamos errar mais de uma vez. E isso é ótimo, porque erros nos ensinam mais que acertos, e não sermos pais perfeitos permite que nossos filhos não se cobrem serem perfeitos também.

Porém quanto mais nos aprimoramos, mais influência positiva teremos sobre nossos filhos.

Vou trazer aqui alguns pontos importantes:

1) Quando escolhemos uma profissão ou uma atividade profissional, dedicamos nossos principais recursos para sermos o melhor que podemos. Investimos nosso tempo, energia, dinheiro em formações, para adquirirmos conhecimento, experiência, networking e por fim nos sentirmos realizados e bem sucedidos na função que exercemos. Pois não existe função que mais nos realiza do que a função de pais. Então por que não investirmos recursos para sermos o melhor que podemos ser? Educar filhos é de uma complexidade, exige tomadas de decisões, escolhas diárias. Será que conseguimos lidar com tudo isso sem termos mais e mais ferramentas? Será que vamos conseguir colher os frutos que queremos sem investirmos nosso tempo, sem ampliarmos nossos conhecimentos? A função de educador de filhos é a mais valiosa que tem para nós mesmos pai. Porque esse é nosso principal legado no mundo.

2) Não existe forma de educarmos filhos sem nos educarmos. Ou seja, a transformação que queremos ver em nossos filhos começa em nós mesmos. Nossos filhos são nossa grande oportunidade na vida de revermos nossos comportamentos, nossos valores, nossas atitudes. Isso exige de nós pais humildade.

3) Conhecimento empodera. Sabedoria transmite segurança e estabilidade. Num mundo confuso, vulnerável, volátil, veloz, nossos filhos terão que competir, terão que encontrar felicidade, terão que saber cuidar de sua saúde mental e emocional. Existe hoje uma cultura de delegar educação para escola, para profissionais de diversas áreas, enquanto os pais deveriam assumir esse papel de serem mentores e grandes influenciadores de seus filhos. Mas antes esses pais precisam se libertar de preconceitos e quebrar paradigmas. Estudar, conhecer, saber, não é feio, não é brega, não é coisa de gente nerd, ao contrário, pais mais seguros, mais confiantes, mais estáveis, serão motivo de orgulho pros filhos. Qualquer movimento dedicado a ser um educador pai ou mãe mais eficiente, já vai reverter em resultados positivos. Os filhos sentem quando os pais se importam e se mexem. E não somente pregam, reclamam e fogem.

E foi como mãe de 4 filhos, madrasta de 2, que eu decidi investir minhas formações para abrir a mente e oportunidades aos pais para que sejam sua melhor versão.

E também foi pensando em contribuir com esse movimento de educação parental, que ao lado do meu marido, abri a Escola de Pais XD. A primeira escola do Brasil voltada exclusivamente para a educação de pais. São 8 cursos fixos com as melhores profissionais, cada uma em sua expertise, falando dos temas que mais afligem os pais do século XXI: limites, vida escolar, tecnologia, habilidades sócio emocionais, drogas, depressão, álcool, bullyng, educação financeira, sono de bebês até adolescência e comunicação. E uma programação de workshops e palestras que tocam em temas amplos como alimentação, energia da casa, relacionamento conjugal, como entreter filhos pequenos entre tantos outros.

Quero convidar todos os pais a conhecerem e experimentarem a Escola de Pais XD. Tenho certeza que vão se identificar com muitos dos temas e encontrar respostas, alívio e vão poder também compartilhar suas próprias experiências, que certamente tem muito a nos ensinar!

Siga a Escola de Pais XD nas redes sociais. Me sigam também como Stella Azulay. Eu sou jornalista e educadora parental com especialização em análise de perfil e neurociência comportamental e estou aqui prá que juntos possamos transformar o mundo através da educação que vem de casa!

Educar é pra quem tem coragem. Eu tenho, e você?